Bem-estar Animal Geral

Campanha “Dava tudo para o ter de volta?”

A Câmara Municipal aderiu a uma campanha do Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos que pretende sensibilizar os donos de animais de companhia para a importância da colocação de microchip.

A operação “Dava Tudo para o Ter de Volta?”, decorre ao longo do mês de abril e incide, principalmente, na sensibilização das populações para a importância do cumprimento do dever de guarda e da colocação de microchip em cães e gatos, de forma a que, em caso de desaparecimento, seja possível identificá-los.

De acordo com o Observatório Nacional para a Defesa dos Animais, a maioria dos casos de não recuperação de animais de companhia estão associados à falta de coleira com identificação, a passeios sem trela e a acesso ao exterior desacompanhados do tutor. Sendo que “a probabilidade de recuperar um animal perdido é maior caso se encontre microchipado”.

A campanha, que conta com a colaboração de algumas autarquias, incluindo a de Setúbal, é aberta a todos os que queiram participar e inclui uma brochura informativa sobre a temática.