Porquê reciclar o óleo alimentar que usamos em casa?
Ao entregar o óleo alimentar para reciclagem está a prevenir o entupimento de condutas da sua casa e a contribuir para a diminuição da poluição da água, do ar e do solo. Para além disso, o óleo com que frita os alimentos pode ser reciclado e transformado em biodiesel, um combustível alternativo aos combustíveis fósseis e menos poluente.
Como reciclar o óleo alimentar?
- Use as garrafas de óleo vazias para depositar o óleo usado;
- Depois de bem fechadas, as garrafas podem ser colocadas nos oleões que estão distribuídos em vários locais do concelho. A recolha é assegurada pela Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA), entidade responsável pela gestão do sistema de recolha de óleos alimentares usados que, além do concelho de Setúbal, atua ainda nos concelhos de Palmela e Sesimbra.
Projetos
A “Rota dos Óleos Alimentares Usados” (Rota dos OAU) é um projeto que promove a recolha de óleos alimentares usados e a respetiva conversão em biodiesel, assumindo os seguintes objetivos:
- Reduzir a quantidade de óleos alimentares usados introduzidos nos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais;
- Reciclar os óleos alimentares usados para produção de biodiesel e outros produtos;
- Implementar o consumo de biocombustíveis e reduzir, assim, as emissões de CO2 associadas aos veículos motorizados.
Este projeto, desenvolvido em parceria com as câmaras municipais da área de intervenção da ENA (Setúbal, Palmela e Sesimbra) começou por estar direcionado às escolas, tendo sido alargado, num segundo momento, a outros locais públicos.
Conheça aqui os pontos de recolha.
