Energia

Projetos

No âmbito deste projeto inserido no PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica e promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, prevê-se a substituição de 2529 luminárias por luminárias LED, uma tecnologia mais eficiente e amiga do ambiente, que ainda se materializará numa poupança de 200 mil euros na fatura energética anual.
– Produção da Matriz energética do Município;

– Desenvolvimento de Plano Municipal de Eficiência Energética;

– Continuação da renovação da iluminação dos bairros históricos e principais arruamentos da cidade, promovendo a poupança no consumo de energia elétrica;

– Continuação da substituição das lâmpadas dos semáforos por LED;

– Continuação da realização de auditorias energéticas aos edifícios municipais com vista à redução dos consumos, em parceria com a ENA;

– Instalação de equipamentos para prevenção da energia reativa.
– A instalação dos equipamentos conta com o apoio da EDP Distribuição, no âmbito do PPEC – Plano para a Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, no eixo Iluminação Pública com LED’s;

– Instalação de 1.116 novas luminárias com tecnologia LED, em vários locais do concelho, nomeadamente no centro histórico da cidade de Setúbal, em zonas verdes e em diversos bairros, na cidade e em Azeitão;

– O investimento global é superior a 345 mil euros e a poupança anual esperada é de 67.735,85 euros;

– As novas iluminarias têm uma tecnologia interativa OWLET-IOT, isto é, um sistema de controlo por telegestão que permite reduzir ou aumentar fluxos luminosos, apagar ou acender a luminária e ainda receber informação sobre eventuais anomalias;

– Esta implementação vai de encontro aos vários projetos em curso para aumentar a sustentabilidade ambiental do concelho.
A Câmara Municipal de Setúbal vai proceder à substituição de mais de 10 mil luminárias de iluminação pública por lâmpadas economizadoras de energia, como medida de reforço da eficiência energética em todo o concelho.

O município pretende, no quadro de eficiência energética, implementar diversas ações, consideradas fundamentais, e contribuir para que Portugal possa alcançar e suplantar os objetivos fixados no âmbito da Política de Eficiência Energética.

É uma preocupação municipal o consumo de energia atual que se reflete em custos elevados para o Município quer na fatura energética quer no ambiente. Neste contexto, a autarquia pretende substituir a iluminação pública existente por iluminação LED, o que se traduz num poupança significativa dos consumos de energia elétrica, ao mesmo tempo que otimiza os níveis de iluminação e reduz as emissões de gases de efeito de estufa, contribuindo para a descarbonização do município.

Desta forma, a autarquia atesta a poupança direta mínima de 60 por cento de energia, aplicada através de um procedimento para determinação de adjudicatário em contrato de gestão de eficiência energética, o qual permite ao território de Setúbal uma cobertura de cerca de 80 por centro de lâmpadas LED.

Atualmente existem 24 mil luminárias no concelho, das quais 8 mil são de iluminação eficiente e, com este contrato, o concelho passará a ter mais de 18 mil lâmpadas eficazes.

Aprovado pela Assembleia Municipal de Setúbal no dia 26 de junho, este regime de contratação é aplicável à formação e execução de contratos de gestão de eficiência energética, a celebrar entre empresas entidades públicas e empresas de serviços energéticos.

Neste quadro, a Câmara Municipal de Setúbal entendeu elaborar, na sequência de uma auditoria energética e Medidas de Racionalização de Energia, um procedimento com vista à celebração de um contrato de gestão de eficiência energética para a iluminação pública no Concelho de Setúbal.