Resíduos

Recolha Seletiva

O que é a Recolha Seletiva?

É a recolha dos resíduos recicláveis, como o plástico, o metal, o vidro e o papel, que são colocados nos ecopontos e não nos contentores dos resíduos domésticos. A recolha seletiva pode ser igualmente realizada porta a porta.

E o que é o ecoponto?

O ecoponto é um conjunto de contentores para a recolha de resíduos domésticos específicos destinados à reciclagem. O ecoponto amarelo destina-se ao plástico e metal, o verde ao vidro e o azul ao papel e cartão. No entanto, ainda há muito a fazer junto da população. É necessário continuar a insistir na adoção de hábitos como a correta deposição destes materiais recicláveis nos ecopontos.

Atualmente existem cerca de 400 ecopontos distribuídos pelo concelho, sendo a recolha seletiva assegurada pela empresa AMARSUL, S.A.. Existem ainda contentores isolados para vidro, papel ou embalagens, em cerca de 50 pontos do Município.

O ecoponto deve ser utilizado somente para objetos de pequeno volume e, em especial, para resíduos domésticos. Daí as entradas apresentarem um tamanho reduzido. Coloque sempre as embalagens desmanchadas e bem espalmadas para rentabilizar o volume do ecoponto. Se o ecoponto estiver cheio não deixe os seus resíduos no chão e desloque-se ao ecoponto mais próximo.

O que colocar no ecoponto AMARELO

Plástico e metal

Os materiais são separados através de um processo de triagem, para posterior encaminhamento para reciclagem. Os metais são separados através de um eletroíman que os encaminha para o silo de armazenamento, específico. Na AMARSUL, o plástico é separado e compactado por tipologia, antes de ser remetido para as empresas recicladoras.

Dúvidas sobre os tipos de plástico:

  • PEAD (embalagens de detergentes e de higiene)
  • ECAL (embalagens de leite)
  • Pet Óleo (garrafas de óleo)
  • Filme plástico (sacos plásticos)
  • EPS (cuvetes, esferovite)
  • PET (garrafas de água e refrigerantes)
  • Plásticos mistos (copos de iogurte sólido, embalagens de manteiga)

Desde que a população deposite corretamente estes materiais no ecoponto amarelo podem ser gerados novos produtos através da reciclagem, como mangueiras, fibras para vestuário e componentes para automóveis.

O que colocar no ecoponto AZUL

Papel e cartão

Na AMARSUL os materiais são separados através de um processo de triagem, onde são retirados alguns resíduos que não pertencem a este segmento, como a esferovite.

Caixas de ovos, papel higiénico, guardanapos e papel de embrulho são alguns produtos fabricados através da reciclagem do papel e do cartão, anteriormente depositados no ecoponto azul, um bom exemplo da política dos 3 Rs – REDUZIR, RECICLAR e REUTILIZAR.

O contributo da população e da AMARSUL no processo de reciclagem destes materiais proporciona a preservação do meio ambiente, evitando o abate de árvores e, consequentemente, a desflorestação.

O que colocar no ecoponto VERDE

Vidro

Os materiais depositados pela população no ecoponto verde são recolhidos pelos veículos da AMARSUL. Depois da triagem, o vidro é armazenado em silos apropriados, onde aguarda o envio para as empresas recicladoras.

Depois de reciclado o vidro é transformado em novos produtos, como frascos, garrafas e materiais decorativos.

O que é a Recolha Seletiva porta-a-porta?

A AMARSUL disponibiliza um serviço de recolha seletiva de papel/cartão e de vidro porta-a-porta junto dos estabelecimentos comerciais.

Assim, se é proprietário de um estabelecimento comercial e se entende que a produção destes resíduos é excessiva para colocar no ecoponto mais próximo, solicite o serviço gratuito de recolha porta-a-porta entrando em contacto com a AMARSUL.

+ info:
http://www.amarsul.pt | 808 205 674