Bem-estar Animal

Antes de Adotar

Os animais de companhia são inigualáveis companheiros para a vida. Ficam para sempre do seu lado e dão-lhe amizade e gratidão como mais ninguém. Moldam-se a si e fazem por agradar. Em troca esperam apenas que os estime com respeito, à medida das suas possibilidades. Estarão consigo nos altos e baixos, retribuindo sempre em dobro toda a atenção e afeto que lhes dedicar.

Antes de adotar um animal deve reconhecer se tem capacidade para assegurar o seu bem-estar ao longo dos próximos 12 anos, em média. Isso inclui estar ciente dos altos e baixos que a sua vida pode atravessar, dos dissabores que a posse desse animal acarreta, ou se poderá contar com do apoio de terceiros que pode vir a receber se em algum momento deixar de poder prestar os cuidados necessários ao seu companheiro.

O animal não é um artigo descartável. Ter um animal de companhia é um compromisso de alta responsabilidade pois aquele ser depende do tutor durante toda a sua vida.

Deve informar-se sobre o caráter do animal antes de o escolher e não na sua aparência física, uma vez que é o comportamento do animal que vai definir a sua relação com ele e não a parte estética.

Após muita ponderação, deve deslocar-se às instituições em que existem animais para adoção (canis, gatis e abrigos), uma vez que a generalidade das lojas já não tem condições para acolher animais para comércio.

Na compra online de animais é necessário muito critério e ponderação, para não ser burlado de diversas formas. (Lei n.º 95/2017, artigo 54.º)

Os interessados em adotar um animal de estimação podem visitar as instalações do Centro de Recolha Oficial, de preferência com marcação de visita.

O candidato a adotante preenche um formulário com os dados pessoais e é realizada uma entrevista.

A adoção é efetivada com a assinatura de um documento escrito e a colocação da identificação do animal em nome do detentor.

O município mantém o compromisso de oferecer o microchip de identificação a cães e gatos, bem como a vacina contra a raiva aos cães e a esterilização obrigatória de todos os animais.

Contactos e horário do CROAC:
Dias úteis das 08h00 às 16h
adotar@mun-setubal.pt
Telf: 265 729 369 ou sembea@mun-setubal.pt (CROAC | Geral)