Alterações Climáticas

Alterações Climáticas

O que são?

As Alterações Climáticas são marcadas pelo aumento da temperatura global, fenómenos de seca, redução do gelo ártico, da cobertura de neve e do permafrost, fenómenos de chuva intensa nalgumas regiões e diminuição acentuada noutras e o aumento do nível do mar. Estas alterações devem-se, sobretudo, ao aumento da concentração dos Gases com Efeito de Estufa (GEE) causado pelas atividades humanas.

O clima está a mudar, a temperatura global à superfície terrestre foi 1,09ºC mais alta na década 2011-2020 do que entre 1850 e 1900 e, mesmo que as emissões de GEE fossem total e imediatamente interrompidas, a temperatura continuaria a aumentar até meio do século XXI. Isto porque muitas das alterações causadas pelas emissões de GEE são irreversíveis e vão perdurar durante séculos ou mesmo milénios, especialmente as alterações que afetam os oceanos, as calotes polares e o nível do mar.

Em todos os cenários futuros projetados prevê-se que a temperatura aumente 1,5ºC, o conduzirá à ocorrência de eventos climáticos extremos sem precedentes. Por isso mesmo é urgente contrariar o aquecimento global induzido pelo Homem, limitando as emissões dos gases com efeito de estufa, de forma a minimizar os impactos a longo prazo.