Geral Mobilidade

Projeto EnerNETMob – Mobilidade elétrica

O projeto europeu EnerNETMob, desenvolvido pela ENA em parceria com 11 países e cofinanciado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, visa criar uma rede inter-regional de mobilidade elétrica, garantindo a ligação entre cidades e regiões mediterrânicas, através do desenvolvimento de diversas ações.

A ação piloto desenvolvida pela ENA incide na logística urbana e contempla a instalação nos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra de três postos de carregamento rápido, que permitem carregar veículos elétricos em menos de trinta minutos, com o objetivo de promover o transporte urbano sustentável e contribuir para a transição energética e a descarbonização do território.

No caso do concelho de Setúbal, o primeiro posto de carregamento rápido fica instalado na placa central da Avenida Luísa Todi, entre o Largo José Afonso e a Casa da Baía.

Além disso, a ENA vai entregar um total de oito viaturas elétricas, seis bicicletas, a repartir pelas câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, e uma carrinha e uma bicicleta, a entregar à aicep Global Parques.

As novas viaturas, a entregar em cerimónia a realizar no próximo dia 27, às 12h00, na placa central da Avenida Luísa Todi, defronte do Fórum Municipal Luísa Todi, permitem às quatro entidades testar, nas suas deslocações, as vantagens de modos sustentáveis de mobilidade.

A mobilidade urbana sustentável é uma das áreas de atuação que motivam o Território Arrábida – Património Partilhado, a marca que unifica a política de implementação de projetos intermunicipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, com forte impacte no desenvolvimento social, económico e ambiental da região.

Um destes projetos é o Plano de Mobilidade Elétrica para o Território Arrábida, estratégia que propõe medidas específicas para a implementação da mobilidade elétrica na região, identificando oportunidades de intervenção segundo as características territoriais e os padrões de mobilidade e crescimento de cada município.