Viveiros e Hortas Urbanas

Viveiros

Localizado na Av. D. Pedro V em Setúbal, o Viveiro Municipal começou por ser apenas um pequeno “quintal” com algumas plantas.

Foi através de sucessivos investimentos e da vontade e trabalho de toda a equipa responsável, que foi possível criar uma estrutura que dá apoio à manutenção, conservação e ornamentação dos espaços verdes e eventos do Concelho de Setúbal.

No Viveiro, as plantas são propagadas através de estacaria, sementeira ou divisão, para crescerem e se desenvolverem até ao momento e porte necessários para que possam ser transplantadas, com sucesso, para os seus diversos destinos, quer se tratem de jardins, cemitérios, alamedas ou simples canteiros de rua.

O Viveiro Municipal tem uma área aproximada de 2 ha (20000m2), constituído por área de arbustos 1000m2, estacionamento de árvores com uma área aproximada de 1500m2 e três estufas com diferentes funções:

  • Ensombramento ou de Ornamentação – Com 1615m2, esta estufa tem como função abrigar as plantas destinadas à ornamentação de eventos, do rigor do inverno e do calor excessivo do verão;
  • Produção – Ocupa uma área de 337 m2 e é essencial para a estacaria que necessita de mais calor e humidade relativa. Para tal, está munida de 3 bancadas de enraizamento com controlo de temperatura;
  • Quente ou de Madeira – Tem uma área de cerca de 268m2 e abriga plantas que necessitam de mais calor e humidade para um adequado desenvolvimento. Este aquecimento é feito de forma natural, aproveitando a energia solar.

Para a produção e manutenção do Viveiro, a mão-de-obra e conhecimento técnico dos operacionais é imprescindível, como tal a sua formação contínua em propagação de plantas tem sido uma preocupação do Município.

Em 2019, a produção de 26331 plantas no viveiro das amoreiras correspondeu a 45,5% do total de plantas que entraram em stock. Já das espécies autóctones, 37,2% do stock foi produzido em viveiro.

O controlo de pragas e doenças no Viveiro é efetuado com largada de insetos auxiliares e o controlo de infestante é exclusivamente manual com recurso a roçadora e/ou corta-mato.